
Edifício Híbrido
Disciplina: Projeto VI na FAU-Mackenzie
Orientador: Profª. Msª Cristiane Gallinaro
Proposta de um Edifício Híbrido localizado no cruzamento da Rua Augusta com a Rua Caio Prado (SP), contemplando a integração entre os usos comercial, corporativo, residencial e a integração urbana;
Representação gráfica realizada por meio do Revit, Autocad 2D e Photoshop.
Conceitos
“Cumplicidade” na arquitetura não é só a capacidade de diálogo – ou de adesão – mas também a capacidade de sinergia; interação entre energias diversas e empáticas de uma vez, combinadas em um mesmo campo contingente – situação, lugar e contexto – de ação e vibração.
-Sincronizando interesses individuais e objetivos comuns; diversidade e conjunto;
-Autonomia e ressonância;
-Singularidade e pluralidade;
Partido e Diretrizes
- Quebra do ritmo massivamente construído do entorno;
- Apropriação do espaço público: se dá a partir da ambiência criada na relação com a calçada, onde o transeunte se sente impelido a adentrar o edifício como se este fizesse parte da rua.
- O vazio: considerando o entorno próximo como sendo massivamente construído - especialmente quando o transeunte passeia pela Rua Augusta - o vazio passa a ser o estruturador do projeto e um importante elemento de destaque do edifício no local, promovendo espaços de interação pública e uma quebra no ritmo de construções do entorno. Ao redor do vazio se estruturam os espaços internos do edifício.

Praça de Alimentação







Interior de apartamento de 3 dormitórios

Visão pela Rua Augusta

Visão pela Rua Caio Prado

Área de lazer residencial
